Por Stephanie Zanandrais
Na briga contra Bot, Elon Musk cumpriu sua promessa! O bilionário revelou recentemente seus planos de tornar o antigo Twitter, agora chamado de “X,” uma plataforma paga para todos os usuários.
A ideia por trás dessa mudança é minimizar o impacto das contas automatizadas e do spam na plataforma.
A nova assinatura, chamada “Not A Bot,” custará US$ 1 por ano e permitirá aos usuários escrever, tornando mais difícil para os bots manipularem a plataforma.
Bots são frequentemente usados para espalhar desinformação, notícias falsas e teorias da conspiração.
Isso pode ter sérias implicações na sociedade, já que informações incorretas podem influenciar o público de maneira negativa.
Frequentemente, no X, os bots são usados para aumentar artificialmente a visibilidade de tópicos, hashtags e contas. Isso distorce a percepção do que é popular ou relevante na plataforma.
E, além de também serem programados para realizar ataques de assédio, bullying e difamação contra indivíduos, grupos ou empresas, os Bots frequentemente enviam mensagens de spam ou promovem produtos e serviços enganosos.
Isso prejudica a experiência do usuário e pode levar a fraudes.
Isso porque são frequentementes usados para aumentar o número de seguidores, curtidas e retuítes, criando uma falsa sensação de popularidade para contas ou mensagens. Isso compromete a integridade das métricas de engajamento.
E completam o ambiente hostil sendo usados para influenciar discussões políticas e eleições, disseminando propaganda e desinformação.
Além de alguns bots serem usados para coletar dados pessoais e invadir a privacidade dos usuários.
Para combater esses problemas, as redes sociais, incluindo o X, implementam medidas para detectar e restringir a atividade de bots.
Também é importante que os usuários estejam cientes dos riscos associados aos bots e sejam críticos em relação às informações e interações online.
A assinatura está sendo testada em países como Nova Zelândia e Filipinas. E somente os novos usuários são cobrados pela assinatura no X.
Para aqueles que optarem por não pagar, ainda poderão usar o aplicativo no “modo leitura,” mas não poderão interagir postando, curtindo, respondendo ou salvando publicações.
Elon Musk acredita que essa taxa é uma maneira eficaz de combater os exércitos de bots. A boa notícia para os usuários brasileiros é que, por enquanto, não há indícios de que essa taxa será aplicada no Brasil.
Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e produtora de conteúdo digital há mais de uma década.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário