Bem-vindo a era do Marketing Digital 4.0

Por Erik Willian

Já não basta apenas ter um produto de qualidade e um atendimento de excelência para que uma empresa alcance o tão almejado sucesso. Isso passou a ser condição básica para qualquer marca.

Da loja de bairro às marcas globais, qualidade de produto, de atendimento e preço justo são essenciais para sobreviver. Se essa equação estiver solucionada, o negócio já tem 10% do caminho percorrido.

Sim, só 10%! Porque isso virou commodity. Os outros 90% passam por itens como logística, sustentabilidade, ponto de venda, promoção, comunicação, marketing, branding e por aí vai…

Os novos desafios

Um dos maiores desafios da atualidade é, sem dúvida, chamar atenção do chamado público-alvo utilizando-se do Marketing Digital em BH. Em qualquer segmento, o objetivo é o mesmo: vender mais.

Com a presença cada vez maior na vida dos consumidores e com muita influência do meio digital, o Marketing Digital em BH se tornou uma ferramenta essencial para qualquer marca.

Prova disso é a pesquisa realizada pela PwC em 2015, que revelou que 77% dos brasileiros são influenciados pelas redes sociais na hora de decidir uma compra. Isso mesmo, a maioria absoluta da população só compra um produto se tiver algum contato anterior (e digital) com a marca.

Transformação na comunicação

A transformação da comunicação como um todo abriu portas ao Marketing Digital em BH, onde o imediatismo fala mais alto. Mas, engana-se quem acha que a estratégia se resume à presença da empresa nas redes sociais.

Para funcionar, a comunicação deve ser feita de forma estruturada, direta e atingir o consumidor no momento certo. O conjunto de atividades envolve o desenvolvimento de identidade, do tom de voz, do humor da marca e o principal: relacionamento adequado com o público.

Além disso, devem ser utilizadas estratégias em SEO (Search Engine Optimization), que têm como objetivo melhorar a posição da empresa nas buscas orgânicas do Google e em outros sites.

Não podemos esquecer também do Inbound Marketing, que visa atrair o público por meio de conteúdo (o chamado Branded Content), reunindo interessados em serviços, tendências ou produtos e distribuindo informações em portais, blogs, e-mail marketing e outros canais.

Contate-nos para conhecer nossos trabalhos e saber como lidamos com o Marketing Digital 4.0!

O Marketing Digital e a sua reputação

O Marketing Digital em BH auxilia não só na construção de uma reputação, mas no aumento da audiência on-line. E o investimento nesse meio cresce mais de 30% anualmente no Brasil, segundo o Interactive Advertising Bureau (IAB).

Diferente do marketing tradicional, o retorno sobre investimentos no mundo digital se dá com mais facilidade, pelo fato de ser mensurável, com métricas mais simples e claras.

Com investimentos menores que os feitos em campanhas publicitárias tradicionais, é possível promover produtos, serviços e empresas, principalmente de pequeno e médio portes, que, via de regra, não conseguiriam relevância.

Enquanto na forma tradicional estudamos os 4Ps (produto, preço, praça e promoção), no Marketing Digital em BH as estratégias contemplam muito mais Ps. Seguindo uma ordem, começamos pela pesquisa, passamos pelo planejamento, pesquisa (das histórias das marcas e produtos), produção, publicação, promoção, propaganda, personalização e precisão.

E os resultados? Eles vêm de forma maximizada e, como dito anteriormente, de maneira mais assertiva.

Concluindo

Mesmo com todos os recursos à nossa disposição, é preciso pensar sempre além e tentar incorporar novas formas de otimizar o Marketing Digital em BH.

Um exemplo? Já estão sendo estudados e aplicados o uso de inteligência virtual na comunicação, assim como a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon – uma forma de inovar com o uso de muita tecnologia.

O resumo de tudo isso seria apenas reforçar o papel estratégico do marketing e como ele deve ser amplamente utilizado.

Afinal, seja online ou de maneira tradicional, garantir uma boa comunicação dentro e fora da empresa é o caminho certo para se tornar referência na área de atuação, conquistando o mercado e atraindo cada vez mais novos clientes. E, por fim, vendendo e lucrando mais. Afinal, lucro não é pecado!

Contate-nos para conhecer nossos trabalhos e saber como lidamos com o Marketing Digital 4.0!



Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

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