A Importância de Entender e Criar Personas Para Sua Empresa

Por Erik Willian

O consumidor moderno espera que as empresas acompanhem esse dinamismo, estejam amplamente presentes na Internet e se relacionem com seus clientes de forma ágil e totalmente personalizada.

É por esse motivo que surgiu o conceito de persona, isto é, a representação do seu cliente ideal em forma de um personagem, com nome, família, profissão, identidade e demais atributos que definem uma pessoa em sua totalidade.

Quando criada de forma consistente, a persona exerce importante influência nos resultados positivos das campanhas de Marketing Digital em BH e do negócio como um todo.

Descubra o seu cliente ao criar personas

Se é na Internet que o consumidor busca refúgio na hora de avaliar uma compra, o que você precisa fazer é entender como esse processo acontece para, em seguida, criar estratégias de Marketing Digital em BH que aproximem a sua marca desse público.

Para tanto, você terá que ir além de informações básicas, como sexo, idade e profissão, e partir para um conhecimento mais aprofundado, que leve em consideração características mais subjetivas, como comportamentos, hábitos, dificuldades, desejos, desafios etc.

A persona ajudará no momento de entender esse complexo ser chamado cliente, uma vez que você utilizará informações e dados coletados de diversas fontes para criar um personagem que reflita todas as principais características que os seus clientes possuem.

Entenda que criar persona é um processo contínuo

Criar personas é um exercício contínuo, que requer que você esteja pronto para monitorar o comportamento dos seus clientes a todo momento.

Você também deve aderir a algumas ferramentas, como Web Analytics, CRM e ERP, a fim de extrair o máximo de informações a respeito das pessoas que você deseja conquistar: os seus clientes.

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Crie personas para o seu negócio

  • Defina as características básicas do seu público-alvo: faixa etária, gênero, profissão, estado civil, principais dificuldades enfrentadas, desejos para o futuro etc.
  • Faça entrevistas para saber quais são os hábitos e comportamentos de compra.
  • Reúna os dados já existentes em suas ferramentas de CRM e ERP, tentando traçar pontos em comum entre os clientes já existentes.
  • Investigue quais canais online são mais visitados por essas pessoas e que tipo de conteúdo consomem.
  • Confronte todas as informações e descubra pontos de convergência.
  • Crie um personagem e atribua essas características a ele, finalizando com um nome que será respeitado, lembrado e considerado por toda sua equipe na hora de estabelecer qualquer tipo de vínculo com os clientes.

Criar personas para sua empresa pode se tornar mais fácil se você utilizar algumas ferramentas, como SurveyMonkey, Quora e Google Analytics, visando sempre descobrir quais são as principais características que formam a personalidade dos seus clientes.

Outras ações importantes

  • Desenvolva estratégias para diversas áreas da empresa;
  • Produtos e estratégias de vendas mais assertivos;
  • Campanhas de marketing segmentadas e efetivas;
  • Estratégias de Inbound Marketing atuando no funil de vendas;
  • Investimentos otimizados;
  • O processo será efetivo se os erros comuns forem evitados;
  • Não fazer a pesquisa direito;
  • Criar muitas personas;
  • Não alinhar as personas aos objetivos da empresa.

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Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

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