5 motivos para sua empresa não ficar fora do Google Adwords

Por Erik Willian

Você já ouviu falar de Sergey Brin e Larry Page? Talvez tenha escutado algo sobre o produto que eles criaram? Existe uma grande chance que sim, já que essa dupla foi responsável pelo desenvolvimento do buscador mais usado do planeta: o Google. 

Os dois jovens se conheceram nos meados dos anos 90, quando estudavam na Universidade de Stanford, para se tornarem doutores em computação. Esse encontro mudou a vida deles — e a história do resto do planeta!

Hoje, é difícil imaginar nossas vidas sem a empresa que eles fundaram no ano de 1998. Seja para se locomover (Google Maps), para realizar uma pesquisa (buscador Google), enviar um e-mail (Gmail), armazenar um arquivo (Google Drive): de qualquer forma, você deve ter tido algum contato com a gigante americana nas últimas horas. 

Trazendo essa história para o seu cotidiano, uma forma de aliar o sucesso do Google à visibilidade da sua empresa é utilizar a plataforma de anúncios do Google Adwords, um produto específico para a publicidade. Neste post, vamos listar 5 motivos pelos quais sua empresa não pode deixar de usar essa ferramenta. 

1. Atingir as pessoas certas no momento certo 

Talvez esta seja uma das melhores facetas da ferramenta de marketing do Google: a precisão na hora de entregar a oferta correta, no momento em que alguém busca por ela. Isso pode ser visto e realizado principalmente nas campanhas de busca da plataforma, também chamada de rede de pesquisa.

Esse tipo de anúncio é realizado por meio da correlação entre termos buscados por usuários e palavras-chave escolhidas por anunciantes. A correspondência pode ser feita, basicamente, de três formas: 

Correspondência ampla

O anunciante escolhe uma palavra-chave e o Google relaciona o termo com outros possivelmente relevantes para o mesmo anúncio. 

Correspondência de frase

Nesse tipo, para o anúncio ser mostrado, a pesquisa realizada deve conter uma frase que foi escolhida como palavra-chave pelo anunciante. 

Correspondência exata   

Esse modo é o mais complicado de ser implementado. Nele, o termo buscado deve ser exatamente o mesmo da palavra-chave definida — diferentemente da correspondência de frase, que aceita palavras diferentes antes ou depois. 

2. Fazer branding com eficácia 

Quando o objetivo é criar uma marca forte e expandi-la para um grande público, o Adwords é a plataforma ideal. Com a ferramenta, especialmente com o uso das campanhas na rede de display, é possível aplicar texto, imagem e vídeos para atingir sua persona enquanto ela navega por websites na internet. 

A Rede de Display do Google é uma coleção de milhões de websites em que você pode expor sua marca com anúncios interativos. A segmentação para esse tipo de anúncio pode ser feita por tópicos, palavras-chave e, também, por canais específicos  você pode escolher apenas anunciar no site da BBC, por exemplo. 

3. Exibir seu vídeo no Youtube

Pouca gente sabe, mas o Youtube é o segundo mecanismo de busca mais usado no mundo. Por meio do Adwords, você pode mostrar seus anúncios em vídeo para um grande público — e por ótimo preço, principalmente se for comparado à TV.

Nessa forma de anúncio, você paga por visualização — para que ela seja cobrada, é necessário que a exibição do vídeo tenha sido de, no mínimo, 30 segundos. Esse sistema, chamado de True View, é mais um dos fortes motivos que fazem do Youtube uma excelente opção para propagar sua marca e suas ofertas. 

4. Conseguir downloads para o seu aplicativo 

Vamos supor que você tenha criado um App para sua empresa. Qual é o próximo passo? Fazer com que as pessoas baixem-no. O Google, sempre tentando identificar as necessidades do mercado, criou um tipo de anúncio no Adwords chamado Campanha universal para apps. Você pode se perguntar: mas por que universal? 

A campanha universal leva esse nome por permitir que o anunciante use os principais serviços do Google para exibir seus anúncios. São eles: Rede de Pesquisa e de Display do Google, o Youtube e, logicamente, a biblioteca de aplicativos da empresa, chamada de Google Play.

5. Transformar seu e-commerce em uma máquina de venda 

Se você tem uma loja online, ficou ainda mais fácil anunciar com o Google Adwords: foi desenvolvido um tipo de campanha voltado para esse tipo de negócio, a Campanha de Shopping. O primeiro passo para usar o Shopping é criar uma conta no Google Merchant Center. Depois disso, é preciso vincular essa conta com a conta do Adwords, criar um feed de dados e começar a usar. 

O Google busca automaticamente todos os produtos de uma loja online e mostra-os nos resultados de pesquisa (aqueles que aparecem com imagem, geralmente na parte superior da página), e também na página do Google Shopping.

Na página em que os resultados de uma busca são mostrados, existe, além das seções mais usadas como imagens e vídeos, também a opção Shopping. Ao clicar no link da opção, o usuário recebe várias opções de filtro, como escolher o produto por loja, faixa de preço e categoria. 

6. Trazer os usuários de volta com campanhas de remarketing

Você, provavelmente, já teve uma experiência como a seguinte: depois de entrar em um website, você começa a ver que o produto que você tinha visualizado está te seguindo internet afora. Hoje em dia as pessoas já estão acostumando-se a isso.

Essas campanhas de remarketing têm como objetivo trazer de volta os usuários que saíram de um site sem, antes, concluírem as compras. Trata-se de uma ótima maneira de reforçar sua oferta, dar descontos e atrair aquele potencial comprador.

Lembre-se de que, para evitar gastos desnecessários e obter resultados relevantes, você vai precisar de uma agência especializada em todo o processo citado acima. O Adwords possui um design fluido e simples, mas as variáveis que podem modificar a performance de uma campanhas são muitas.

Para trazer bons dados de desempenho nas suas campanhas, atingindo as metas e os objetivos traçados, é necessário dispor de profissionais capacitados. 

Bom, agora que você entendeu por que não ficar de fora do Adwords, que tal continuar os estudos e descobrir como o marketing digital pode aumentar suas vendas?



Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

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