Por Erik Willian
Você já ouviu falar de Sergey Brin e Larry Page? Talvez tenha escutado algo sobre o produto que eles criaram? Existe uma grande chance que sim, já que essa dupla foi responsável pelo desenvolvimento do buscador mais usado do planeta: o Google.
Os dois jovens se conheceram nos meados dos anos 90, quando estudavam na Universidade de Stanford, para se tornarem doutores em computação. Esse encontro mudou a vida deles — e a história do resto do planeta!
Hoje, é difícil imaginar nossas vidas sem a empresa que eles fundaram no ano de 1998. Seja para se locomover (Google Maps), para realizar uma pesquisa (buscador Google), enviar um e-mail (Gmail), armazenar um arquivo (Google Drive): de qualquer forma, você deve ter tido algum contato com a gigante americana nas últimas horas.
Trazendo essa história para o seu cotidiano, uma forma de aliar o sucesso do Google à visibilidade da sua empresa é utilizar a plataforma de anúncios do Google Adwords, um produto específico para a publicidade. Neste post, vamos listar 5 motivos pelos quais sua empresa não pode deixar de usar essa ferramenta.
Talvez esta seja uma das melhores facetas da ferramenta de marketing do Google: a precisão na hora de entregar a oferta correta, no momento em que alguém busca por ela. Isso pode ser visto e realizado principalmente nas campanhas de busca da plataforma, também chamada de rede de pesquisa.
Esse tipo de anúncio é realizado por meio da correlação entre termos buscados por usuários e palavras-chave escolhidas por anunciantes. A correspondência pode ser feita, basicamente, de três formas:
O anunciante escolhe uma palavra-chave e o Google relaciona o termo com outros possivelmente relevantes para o mesmo anúncio.
Nesse tipo, para o anúncio ser mostrado, a pesquisa realizada deve conter uma frase que foi escolhida como palavra-chave pelo anunciante.
Esse modo é o mais complicado de ser implementado. Nele, o termo buscado deve ser exatamente o mesmo da palavra-chave definida — diferentemente da correspondência de frase, que aceita palavras diferentes antes ou depois.
Quando o objetivo é criar uma marca forte e expandi-la para um grande público, o Adwords é a plataforma ideal. Com a ferramenta, especialmente com o uso das campanhas na rede de display, é possível aplicar texto, imagem e vídeos para atingir sua persona enquanto ela navega por websites na internet.
A Rede de Display do Google é uma coleção de milhões de websites em que você pode expor sua marca com anúncios interativos. A segmentação para esse tipo de anúncio pode ser feita por tópicos, palavras-chave e, também, por canais específicos — você pode escolher apenas anunciar no site da BBC, por exemplo.
Pouca gente sabe, mas o Youtube é o segundo mecanismo de busca mais usado no mundo. Por meio do Adwords, você pode mostrar seus anúncios em vídeo para um grande público — e por ótimo preço, principalmente se for comparado à TV.
Nessa forma de anúncio, você paga por visualização — para que ela seja cobrada, é necessário que a exibição do vídeo tenha sido de, no mínimo, 30 segundos. Esse sistema, chamado de True View, é mais um dos fortes motivos que fazem do Youtube uma excelente opção para propagar sua marca e suas ofertas.
Vamos supor que você tenha criado um App para sua empresa. Qual é o próximo passo? Fazer com que as pessoas baixem-no. O Google, sempre tentando identificar as necessidades do mercado, criou um tipo de anúncio no Adwords chamado Campanha universal para apps. Você pode se perguntar: mas por que universal?
A campanha universal leva esse nome por permitir que o anunciante use os principais serviços do Google para exibir seus anúncios. São eles: Rede de Pesquisa e de Display do Google, o Youtube e, logicamente, a biblioteca de aplicativos da empresa, chamada de Google Play.
Se você tem uma loja online, ficou ainda mais fácil anunciar com o Google Adwords: foi desenvolvido um tipo de campanha voltado para esse tipo de negócio, a Campanha de Shopping. O primeiro passo para usar o Shopping é criar uma conta no Google Merchant Center. Depois disso, é preciso vincular essa conta com a conta do Adwords, criar um feed de dados e começar a usar.
O Google busca automaticamente todos os produtos de uma loja online e mostra-os nos resultados de pesquisa (aqueles que aparecem com imagem, geralmente na parte superior da página), e também na página do Google Shopping.
Na página em que os resultados de uma busca são mostrados, existe, além das seções mais usadas como imagens e vídeos, também a opção Shopping. Ao clicar no link da opção, o usuário recebe várias opções de filtro, como escolher o produto por loja, faixa de preço e categoria.
Você, provavelmente, já teve uma experiência como a seguinte: depois de entrar em um website, você começa a ver que o produto que você tinha visualizado está te seguindo internet afora. Hoje em dia as pessoas já estão acostumando-se a isso.
Essas campanhas de remarketing têm como objetivo trazer de volta os usuários que saíram de um site sem, antes, concluírem as compras. Trata-se de uma ótima maneira de reforçar sua oferta, dar descontos e atrair aquele potencial comprador.
Lembre-se de que, para evitar gastos desnecessários e obter resultados relevantes, você vai precisar de uma agência especializada em todo o processo citado acima. O Adwords possui um design fluido e simples, mas as variáveis que podem modificar a performance de uma campanhas são muitas.
Para trazer bons dados de desempenho nas suas campanhas, atingindo as metas e os objetivos traçados, é necessário dispor de profissionais capacitados.
Bom, agora que você entendeu por que não ficar de fora do Adwords, que tal continuar os estudos e descobrir como o marketing digital pode aumentar suas vendas?
Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.
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