Investir em Busca Orgânica ou em Links Patrocinados?

Por Erik Willian

Quando o assunto é se posicionar bem no Google, uma dúvida pode surgir: devo investir em busca orgânica ou em links patrocinados? Bem, não existe uma regra ou receita para isso. Ambos os investimentos são benéficos, mas dependem do conceito, objetivo e estratégia que se quer empregar.

Como funciona a busca orgânica? E os links patrocinados?

Para saber qual destas estratégias melhor atende ao objetivo da empresa, é importante entender como cada uma delas funciona.

por que meu site precisa estar entre os primeiros do Google?

A busca orgânica

Busca Orgânica são resultados controlados pelo Google, sendo impossível pagar por uma posição de destaque neste tipo de busca. Para definir as posições de cada site na busca orgânica o Google analisa mais de 500 fatores para ter certeza de que ao clicar em um link o usuário tenha uma boa experiência e encontre respostas para o que deseja. Pelo número de fatores analisados e a exigência de alguns critérios, estar entre os primeiros dos resultados orgânicos é uma tarefa árdua e longa, e geralmente os resultados começam a surgir em médio e longo prazo.

Entre os fatores analisados pelo Google estão: relevância do conteúdo do site, qualificação do conteúdo para o termo pesquisado, autoridade do site (quanto de autoridade o conteúdo tem para o assunto tratado), navegabilidade, adaptação do layout a diferentes dispositivos, entre outros.

Vantagens de investir em busca orgânica:

  • Tenha um volume maior de tráfego em seu site. Segundo estudos, os resultados apresentados na busca orgânica recebem cerca de 60% a 70% dos cliques, pois o usuário tende a confiar mais em quem conquistou a posição de maneira gratuita.
  • Os primeiros colocados nesta busca recebem quantidade de cliques muito superior aos que estão em posições menos privilegiadas.
  • Não é necessário pagar pelos cliques em seu link.

Desvantagens do investimento em busca orgânica:

  • Resultados surgem a médio e longo prazo.
  • Para palavras-chave muito concorridas torna-se praticamente impossível o ranqueamento nas primeiras posições.
  • Consiste em uma queda de braço com concorrentes que podem estar fazendo o mesmo trabalho.

Os links patrocinados

São campanhas criadas através do Google AdWords onde é possível comprar palavras-chave para as quais deseja aparecer. É feito um leilão entre os concorrentes de uma mesma palavra chave para definir a ordem de posições. Neste leilão é preciso determinar quanto quer pagar por clique em seu link, no chamado Custo por Clique (CPC). Além do valor definido para o CPC, o Google também avalia a qualidade do anúncio e o potencial que a página tem de atender bem ao usuário e, neste caso, quem recebe melhores notas ganha melhores posições entre os anunciantes, ainda que pague menos pelo clique. Confira dicas de como reduzir seu custo em AdWords clicando aqui.

Vantagens de investir em links patrocinados:

  • O resultado é imediato. Logo após a criação da campanha o site aparece entre os anunciantes e começa a receber cliques.
  • É possível estabelecer o início e o término de uma campanha, ideal para campanhas temporárias e sazonais. Na busca orgânica os resultados são lentos e não há o menor controle sobre quando irão aparecer ou desaparecer.
  • Palavras-chave concorridas, que são difíceis de ranquear na busca orgânica, podem ser compradas facilmente nos links patrocinados, porém a um custo maior.
  • É possível ranquear seu site ou empresa para palavras com erro de digitação. Se a empresa tem um nome estrangeiro, por exemplo, é possível comprar palavras-chave que sejam os erros mais comuns de escrita para este nome. Como a busca orgânica depende de conteúdo, fica difícil acrescentar em seu conteúdo palavras com erro para fazer o ranqueamento.

Desvantagens do investimento em links patrocinados:

  • Quando comparado a busca orgânica, os links patrocinados tem como desvantagem o custo, já que é preciso pagar um valor por clique.
  • Os links patrocinados recebem volume menor de cliques ficando entre 30% e 40%.

Como dito, não há fórmula para definir qual o melhor investimento. É preciso analisar as estratégias e objetivos da empresa, para definir quanto tempo e dinheiro dedicar a um, ao outro, e até mesmo aos dois. A tabela abaixo apresenta de maneira comparativa as duas formas de busca para ajudar na escolha:

Investir em busca orgânica ou em links patrocinados?

 

Referência: SEM e SEO – Dominando o Marketing de Busca – Martha Gabriel

Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda para decidir e investir, faça contato com a Digital Pixel.

Digital Pixel – Criação de Site BH – Belo Horizonte
Certificados pelo Google, especializados em marketing digital.

Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

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